Jair Bittencourt participa de reunião em Miracema para discutir a estiagem no Norte e Noroeste Fluminense

0
11

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, deputado Jair Bittencourt, realizou nesta terça-feira (10) uma reunião em Miracema com secretários municipais e prefeitos de municípios do Norte e Noroeste Fluminense, juntamente com o subsecretário de Defesa Civil do Estado, Coronel Hess, e o representante do Ministério da Agricultura, Essiomar. No encontro foram discutidas ações referentes à estiagem que atinge as duas regiões.

Durante a reunião, os participantes foram orientados sobre a importância dos municípios declararem “situação de emergência” para que o Governo Federal seja acionado e  os agricultores tenham condições de passar pelo período de estiagem com o menor dano. “Outros estados do Brasil já recebem ajuda porque fazem relatórios. Nós passamos toda essa situação de semiárido e nunca foi feito um relatório. Agora, com essa comissão permanente e as prefeituras unidas conseguiremos enviar os relatórios para o Governo Federal para viabilizar os recursos necessários”, analisou Jair Bittencourt.

O prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal; de Laje do Muriaé, Rivelino Bueno; de Varre-Sai, Silvestre Gorini; o vice-prefeito de Cardoso Moreira, Renato Jacinto; e o prefeito de Miracema, Clóvis Tostes, expuserem as situações dramáticas de suas respectivas cidades.

Foi constado pelas autoridades, que a ausência, no passado, de notificações aos órgãos competentes, bem como a falta de produção de documentos, foi prejudicial em referência aos demais estados afetados pela seca no Brasil, pois acabou por não se ter registros de situações emergenciais registradas no Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Uma das ações práticas neste momento será a criação de um conselho permanente de discussão sobre mitigação e resposta à estiagem, visto que o problema é crônico e não está sendo possível armazenar água no solo. Serão envolvidos estudiosos, políticos, agricultores e todos que se interessarem pelo assunto.

Assessoria de Comunicação de Jair Bittencourt

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA